Projetos de Pesquisa

O GoodProject Brasil está desenvolvendo uma série de pesquisas inéditas no Brasil. Essas primeiras iniciativas buscam compreender os significados do que é ser um Bom Educador para os profissionais brasileiros.

Os objetivos dos primeiros projetos em desenvolvimento no Brasil, são:

O Bom Professor e as inovações na educação

- Estudar o papel que as novas arquiteturas pedagógicas, entendidas a partir das inovações em termos de conteúdos, formas e relações na escola, podem ter para a construção de uma educação de qualidade;

- Identificar as competências e habilidades necessárias para o pleno desenvolvimento do Bom Professor, preocupado com a excelência, a ética e o engajamento profissional. 

Projetos de vida de Bons Professores

- Estudar e desenvolver novas perspectivas e modelos educacionais que priorizem a construção de projetos de vida assentados em princípios de ética, de engajamento e de excelência. 

- Identificar os valores e projetos de vida, em suas dimensões pessoal, social e profissional, dos jovens e adultos que atuam ou pretendem atuar na carreira de magistério. 

O que é ser um Bom Professor?

- Identificar e analisar as representações que professores carregam sobre o que significa ser um Bom Professor

Projeto de desenvolvimento docente

Tendo como foco o desenvolvimento profissional do Bom Educador, iniciamos em 2021 o oferecimento dos cursos "Repensando o Currículo", que se propõem a promover o desenvolvimento profissional de docentes da educação básica (anos finais do ensino fundamental e ensino médio), por meio de experiências e práticas educativas emancipadoras e ativas, auxiliando escolas e docentes a repensarem o seu papel, o currículo e as práticas educacionais.

Esse programa é desenvolvido por nossa equipe em conjunto com o Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas (NAP) da Universidade de São Paulo, por meio da parceria com o Instituto iungo.

Composto por quatro cursos, seus objetivos são de romper com o modo tradicional ainda prevalente de formar professores no Brasil, visando conseguir que as inovações do mundo contemporâneo sejam absorvidas nos espaços educativos. Sob esta premissa, os cursos “Repensando o currículo” buscam apontar caminhos inovadores para a formação de professores, baseado em princípios como o construtivismo, o construcionismo, o aprender fazendo, e o trabalho colaborativo e cooperativo calcado em conhecimentos inter, multi e transdisciplinares. Pretende-se, com isso, promover o desenvolvimento profissional de Bons educadores que tenham uma postura educacional crítica, ativa e emancipadora capaz de apoiá-los no seu trabalho pedagógico e na consciência de seu papel junto aos estudantes.

Os cursos sendo oferecidos são:

1) Repensando o currículo: As linguagens nas práticas educativas

2) Repensando o currículo: Ciências

3) Repensando o currículo: Humanidades

4) Repensando o currículo: Projetos de Vida e Cidadania.