Experiências no Brasil

Neste espaço, pretende-se divulgar projetos e promover o intercâmbio de experiências entre pessoas e instituições que tenham desenvolvido ou planejam realizar projetos que estimulem a construção de uma cidadania ativa pautada em princípios de excelência, de ética e engajamento, bem como outros pressupostos caros ao GoodProject Brasil.

Interaja com os princípios deste programa e conte-nos as suas experiências e projetos. Elas podem inspirar parcerias e ações efetivas em outras universidades, escolas e comunidades.

Se você quiser compartilhar o seu trabalho, entre em contato conosco por meio do email: gpb@thegoodprojectbrasil.org

Conheça, também, alguns trabalhos já desenvolvidos no Brasil.

Projeto Praça Janela do Sol

Escola Carandá Vivavida

São Paulo

A experiência de formação de alunos na escola Carandá Vivavida é permeada por contextos que conectam escola e comunidade, oportunizando na prática, que os alunos se encontrem com a vida e com a possibilidade de transformá-la.

Um dos exemplos desse modo de entender a educação é o projeto de revitalização da praça Janela do Sol, desenvolvido junto aos alunos do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio em parceria com a associação do bairro. Experiência que conecta o processo de aprendizagem dos conteúdos da escola a uma ação ética, comprometida com a comunidade, visando proporcionar experiências que ampliem o olhar dos alunos e das famílias para a relação com a cidade, e despertando a consciência de que esse é um compromisso social.

Nesse sentido, o trabalho de formação dos estudantes na Escola Carandá Vivavida almeja engajá-los em contextos de transformação e ocupação ética da cidade, a partir de uma parceria entre estudantes, professores e a comunidade local. Mas não apenas isso. Com a preocupação estética de tornar a praça Janela do Sol em um ambiente agradável e bonito, pensamos estar contribuindo para a construção de Boas pessoas e uma Boa comunidade.

Conheça mais sobre este projeto no vídeo a seguir:


Praça Janela do sol

Terminamos 2018 com inúmeras colheitas. Foi um ano de muito trabalho, muito estudo e muita conquista. Na última semana, todas as noites, estivemos em festa. Na sexta passada, começamos celebrando a passagem de nossos meninos e meninas do 5º para o 6º ano.Segunda foi a vez de comemorarmos a passagem do nono para o Ensino Médio e no dia seguinte, nos despedimos daqueles que seguem sua vida para além de nossos muros, deixando raízes fortes por aqui. A representação da nossa jabuticabeira no muro do terceirão nos dá a dimensão do quanto esta árvore acompanhou silenciosa o crescimento destes jovens que agora irão fazer a diferença lá fora.Por último, cantamos e dançamos junto. Toda a equipe se despediu do ano, comemorando e agradecendo a possibilidade de vivermos junto e de construirmos, através de nossos estudantes, um mundo melhor. Mas para marcar este ano em nossa memória, a notícia é que adotamos uma praça... cuidamos de suas flores, demos vida e cor aos bancos e paredes deste espaço que é de todos. Aprender e ensinar a cuidar do que é comum é uma das melhores coisas que podemos deixar para as futuras gerações.Um 2019 com muito amor !

Posted by Carandá Vivavida on Sunday, December 23, 2018

 

Projetos de vida, cidadania e educação

Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

No ano de 2020, em plena pandemia do COVID19 e funcionando online, os professores Ulisses Araujo e Valéria Arantes ofereceram no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo a disciplina EDF5108 - Projetos de vida, cidadania e educação.

Trabalhando na perspectiva das metodologias ativas de aprendizagem como o Design Thinking, a Aprendizagem Baseada em Problemas e por Projetos, e a cultura maker, os cerca de 30 estudantes de vários cursos da USP tiveram que prototipar programas que promovessem e auxiliassem os jovens na construção de seus projetos de vida, tendo como pano de fundo os princípios de excelência, ética e engajamento dos princípios do Bom trabalho.

Veja, a seguir, vídeos que mostram as experiências e protótipos de programas criados durante a disciplina. 

PROVI - Programa Projeto de Vida

Colégio Elvira Brandão (São Paulo)

No Colégio Elvira Brandão o desenvolvimento socioemocional acontece de forma transversal ao currículo pedagógico, e, por isso, o Projeto de Vida é um pilar da escola, onde tanto os professores quanto os estudantes desenvolvem essa competência. Para isso, são utilizadas ferramentas como os jogos cooperativos, diários de bordo, design thinking, facilitação e a comunicação não-violenta para o autoconhecimento e a construção da narrativa de vida de cada um. Nesse vídeo, a Carina Toledano, Líder de Socioemocional da escola, conta como está acontecendo na prática o Projeto de Vida na escola.

Vamos conhecer em detalhes o PROVI - Projeto de Vida do Colégio Elvira Brandão no vídeo a seguir.